Faltando pouco menos de um ano para as Olimpíadas de Londres, o Brasil se despede do Mundial de Judô em Paris com cinco medalhas na bagagem, a nossa maior conquista numa única edição da competição. Depois de muitos anos em que os resultados mais significativos ficavam a cargo dos homens, desta vez as mulheres foram as principais responsáveis. Dos nossos cinco pódios, três vieram acompanhados do charme feminino: Rafaela Silva e Mayra Aguiar, com a prata, e Sarah Menezes, com o bronze – os outros dois bronzes brasileiros são dos Leandros (Guilheiro e Cunha). É bem verdade que esta evolução das nossas judocas ainda não foi coroada com uma medalha de ouro, mas sem pressa. Afinal, toda trilha vencedora é alcançada passo a passo. Tenho certeza de que a nossa geração de meninas talentosas está pronta para alcançar o degrau dourado já no ano que vem. Para não ter nenhuma “guerra dos sexos”, vale ressaltar que vários de nossos rapazes também têm condições de chegar lá. E vamos combinar que ganhar o Mundial é bom, mas Olimpíadas é melhor ainda!
sábado, 27 de agosto de 2011
Pronto Para a Hora da Verdade
O Brasil encerrou a fase de preparação para o Pré-Olímpico de Basquete Masculino de maneira invicta, com vitórias convincentes sobre a República Dominicana e Porto Rico, dois adversários diretíssimos na briga por uma das duas vagas olímpicas – a anfitriã Argentina lidera a lista de favoritos. É preciso ter bem claro que os resultados conquistados até agora não valem nada, mas são importantes para que o Brasil tenha a confiança que faltou nos momentos decisivos do Mundial no ano passado. O período de amistosos foi suficiente para perceber claramente o trabalho do nosso brilhante técnico, o argentino Rubén Magnano. O Brasil apresentou uma defesa sólida como há muito tempo não se via. No ataque, a seleção ainda oscila entre o jogo coletivo vencedor e algumas precipitações individuais, principalmente do Marcelinho Machado – na hora da verdade não há espaço para esse tipo de erro! Durante a fase de treino, o Brasil teve um destaque triplo: Marcelinho Huertas, em fase esplêndida, está pronto para ser o líder da seleção; Marquinhos está maduro para ser a referência no ataque e Tiago Spliter, poupado no início da preparação, evoluiu a cada jogo. O nosso pivô ainda não está 100%, mas, na partida contra Porto Rico, já mostrou a segurança no garrafão imprescindível a qualquer equipe campeã. A batalha na Argentina não vai ser nada fácil, mas tenho certeza de que o Brasil, liderado pelo campeão olímpico Magnano, está pronto para garantir a vaga que escapou nas últimas três Olímpiadas.
domingo, 21 de agosto de 2011
É Pentaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se os resultados da seleção principal estão deixando os torcedores deveras preocupados em relação à participação brasileira na Copa de 2014, a conquista neste fim de semana do penta no Mundial Sub-20 renova a esperança. Os nossos garotos demonstraram em campo justamente os ingredientes cada vez mais raros na equipe adulta: raça e orgulho de vestir a camisa amarela. O título na Colômbia veio na superação, com direito a virada na final contra Portugal. Sem Neymar e Lucas, promovidos à equipe principal, a liderança deste grupo vencedor coube a Oscar. Nos seis primeiros jogos do Mundial Sub-20, o craque do Internacional passou sem marcar um único golzinho. Todo o estoque foi reservado para a grande decisão, quando marcou logo três. Tenho certeza de que muitos desses garotos, se bem aproveitados por Mano Menezes, podem ser os responsáveis pelo inédito ouro na Olímpiada do ano que vem e a base para a Copa. Para que isto aconteça, a valentia e a ousadia demonstradas no Sub-20 não podem se perder na migração para o profissional, como infelizmente já aconteceu com outras gerações. Toca correr para o Penta de hoje ser o Hexa de 2014!
Assinar:
Postagens (Atom)